Fique por dentro

das novidades odontologia

Você costuma roer unhas? Veja como isso pode danificar os seus dentes e como parar

Roer as unhas pode ter vários motivos, inclusive pode estar relacionado a questões emocionais, como quando está com algum estresse, raiva ou preocupação com algo específico. Com o passar do tempo o ato de roer a unha se torna um hábito automático e ainda, pode trazer vários problemas para a sua saúde bucal . Mas, então, como parar de roer as unhas?

Antes de dar dicas de como parar com esse hábito, nós vamos te explicar como ele pode afetar a saúde dos seus dentes. Essa “mania” é considerada um problema crônico, chamado de onicofagia. Ao roer as unhas, você exerce uma pressão constante nos dentes, o que gera desgaste e até fissuras, em casos mais graves. Mas o que, precisamente, pode acontecer com a saúde bucal se você roer as unhas?

Desgaste dos dentes

Como dito anteriormente, ao roer as unhas, é feita uma pressão repetitiva e contínua sobre os dentes, o que provoca o desgaste do esmalte e aumenta a possibilidade de ocorrer pequenas fraturas ou fissuras, e ainda deixando os dentes mais sujeitos à formação de cáries e sensibilidade. Além disso, essa pressão pode causar problemas de alinhamento da arcada dentária.

Bruxismo

Se você tem o hábito de roer unha, saiba que está mais propenso a ter bruxismo. Essa doença é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes, normalmente enquanto está dormindo. Além de causar prejuízos na saúde dos dentes, como retração da gengiva e desgaste do dente, o bruxismo também provoca insônia, dor de cabeça e outros desconfortos.

Lesões nas gengivas

Os restos de unha estão cheios de bactérias, que podem causar lesões ou se alojar na gengiva, desencadeando irritações, inflamações ou ferimentos. Em casos mais graves e não tratados, podem até evoluir para uma gengivite.

Infecções bucais

Por fim, a mania de roer as unhas está relacionado à higiene. Afinal, nem sempre a pessoa está com as mãos limpas quando as leva à boca. Com isso, bactérias, vírus e fungos presentes na unha podem ser transportados para dentro do organismo. Esses microorganismos podem provocar infecções ou ainda, causar doenças, seja uma simples gripe, até casos mais graves, como diarreia e infecções respiratórias.

Problemas na mandíbula

O ato repetitivo de roer as unhas é também, um fator de risco para a DTM (disfunção temporomandibular), problema na articulação temporomandibular responsável pelos movimentos da boca como abrir, fechar, mastigar e falar.  A DTM causa dor e estalos ao mastigar, limitação na hora de abrir a boca, dores de cabeça intensas, incômodos nos ouvidos e até zumbidos.

Depois de saber de todos esses problemas, você só tem uma escolha: abandonar o hábito de roer as unhas o mais rápido possível, né?

Entrar em contato

Preencha o formulário abaixo corretamente e deixe sua mensagem