Ozonioterapia

O que é?

O ozônio é uma molécula formada por três átomos de oxigênio, caracterizado como uma forma menos estável do oxigênio. O nome ozônio tem origem na palavra grega “ozein” (cheiro), pelo seu forte odor (Sunnen, 2001).

É encontrado naturalmente na atmosfera na forma gasosa, e pode ser produzido pela ação de raios ultravioleta do sol ou artificialmente por um gerador, que forma o ozônio a partir da passagem de oxigênio puro por uma descarga elétrica de alta voltagem e frequência. O ozônio de aplicação médica é uma mistura de no máximo 5% de ozônio e 95% de oxigênio.

Para que serve

A terapia com aumenta a quantidade de oxigênio nos tecidos e interrompe o crescimento de bactérias patogênicas se houver uma infecção, ou impedindo alguns processos oxidativos, podendo por isso ser usado para tratar diversos problemas de saúde

A Dra. Marcia Ichiba, habilitada em ozonioterapia, é a responsável pelo uso do ozônio na LiOdonto

Na odontologia os principais meios de utilização do ozônio são através de água e óleos ozonizados, também podendo ser utilizado através da aplicação do gás diretamente nos tecidos.

Os estudos mostram que o ozônio é efetivo contra os micro-organismos da cárie e reduz a sensibilidade após cirurgias. A técnica também é empregada no tratamento de quadros inflamatórios e infecciosos, em cirurgias, tratamentos de canal ou tratamento periodontal como auxiliar no processo de reparo dos tecidos, e em casos de necrose óssea no maxilar. 

A Dra. Érica Sinzato a Ozonioterapeuta da LiOdonto é: Terapeuta Ocupacional, e
desenvolve tratamentos eficientes e eficazes através da Ozonioterapia, tendo um diferencial exclusivo e único, adquirido através do tempo e das vivências profissionais. Sua abordagem é focada no paciente como um todo, visando seu bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual, a fim de obter o melhor de suas capacidades funcionais no dia-a-dia.

A ozonioterapia pode auxiliar no tratamento de doenças osteomusculares como:

osteoartrite, bursite, síndrome do túnel do carpo, hérnia de disco ou distúrbio da articulação temporomandibular, por exemplo, pois tem ação antioxidante, anti-inflamatória e analgésica, além de melhorar a circulação sanguínea nos ossos e cartilagens, ajudando a reduzir a dor crônica causada pelo desgaste ou inflamação das articulações. 

O Ozônio melhora problemas respiratórios como asma ou bronquite, pois promove a entrada de maior quantidade de oxigênio no sangue e nos tecidos corporais, reduzindo o estresse nos pulmões e ajudando a aliviar os sintomas como falta de ar, por exemplo.

Traz benefícios para pessoas com o sistema imunológico debilitado e ajuda no tratamento de doenças autoimunes como esclerose múltipla, artrite reumatoide, ou miastenia gravis, melhorando a circulação sanguínea, ativando enzimas antioxidantes e reduzindo os danos nas células causados pelos radicais livres.

Alguns estudos mostram que a ozonioterapia pode ajudar a auxiliar no tratamento do câncer, por reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia como cansaço excessivo, náuseas, vômitos, mucosite ou queda de cabelo, por exemplo, melhorando o bem-estar físico e mental e resultando em melhor qualidade de vida.

A ozonioterapia também pode ser utilizada no tratamento de feridas infectadas ou doenças infecciosas da pele causadas por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, como herpes zoster, abcessos ou frieira, pois o ozônio pode inibir o crescimento celular e aumentar a ativação do sistema imunológico para combater infecções.

Ajuda a reduzir o risco de complicações da diabetes, como úlcera do pé diabético ou problemas de cicatrização da pele, pois possui ação antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo no corpo, além de melhorar a circulação sanguínea, ativar o sistema imunológico e reduzir a inflamação nos tecidos.

Nossa Profissional

ÉRICA SINZATO
Terapeuta Ocupacional
Reabilitação Física e Mental
Lesões Esportivas
Trabalha com Ozonioterapia

Érica Sinzato desenvolve tratamentos eficientes e eficazes através da Ozonioterapia, tendo um diferencial exclusivo e único, adquirido através do tempo e das vivências profissionais. Sua abordagem é focada no paciente como um todo, visando seu bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual, a fim de obter o melhor de suas capacidades funcionais no dia-a-dia. As intervenções são dirigidas para tratar a doença, bem como para assistir o paciente em suas atividades de vida diária e prática: abordando todos os aspectos que influenciam o processo do tratamento.

O que é a Terapia Interativa?

É uma terapia que busca a integração do paciente no aspecto global levando-se em consideração corpo, mente e espírito. E isso mostra que uma enfermidade, seja física ou psicológica, precisa ser avaliada em diferentes etapas baseadas tanto na medicina tradicional quanto na terapia integrativa.

Acredita-se que quando há um desequilíbrio mental ou emocional há doenças. Assim como as enfermidades físicas podem estar relacionadas a uma série de complicações psicoemocionais, como a ansiedade e depressão. Sendo assim, a Terapia Integrativa busca curar o paciente cuidando de todas essas dimensões.

Entrar em contato

Preencha o formulário abaixo corretamente e deixe sua mensagem